INSALUBRIDADE POR VIBRAÇÕES OCUPACIONAIS

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO – SETEMBRO AMARELO
14 de setembro de 2020
SOLUÇÕES PARA TELEMARKETING
26 de outubro de 2020
Exibir tudo

A Vibração é um risco físico que foi contemplado no Anexo I da NR 9 (PPRA),  no Anexo 8 da NR 15 (Insalubridade) e também nas Normas de Higiene Ocupacional (NHO) 8 e 9.

As vibrações podem ser de dois tipos: VCI – Vibração de Corpo Inteiro ou VMB – Vibração de Mãos e Braços e. dentre os males que causam, podemos destacar: doenças vasculares, neurológicas e musculares.

Nos últimos anos algumas empresas de ônibus vem sendo condenadas a pagar Adicional de Insalubridade para motoristas e cobradores, devido ao excesso de vibrações a que ficam expostos.

Os motivos geralmente são por má conservação das ruas, avenidas e estradas ou mesmo pela manutenção deficiente nos ônibus (suspensão), porém quando a empresa é condenada, o benefício é estendido aos demais trabalhadores, causando grande imapcto na folha de pagamento e afetando os custos operacionais da empresa.

Não é só no transporte que existem vibrações. Ela também é encontrada na operação de máquinas pesadas, equipamentos, ferramentas ou mesmo apenas estando em proximidade a algum equipamento que gere vibração.

A prevenção sempre deve ser prioridade, com a adoção de máquinas, equipamentos e ferramentas ergonômicas, realização de manutenção preventiva  e preditiva,  adoção de intervalos durante a realização das atividades e o uso de Equipamentos de Proteção Individual específicos.

Até pouco tempo não era comum mediação das vibrações, pois os equipamentos eram geralmente importados e muito caros. Hoje, porém,  com o aumento de empresas fabricantes e de importadoras, houve redução dos preços dos equipamentos e consequentemente do custo de realização das avaliações.

Recomenda-se a realização das medições de vibrações em todas as empresas que apresentem o risco, tais como na construção civil, agricultura, transportes de pessoas e mercadorias, entre outras, para prevenir a exposição dos seus trabalhadores, problemas de saúde e também para

evitar o pagamento de adicional de insalubridade ou processos trabalhistas.

Por ser um Risco Físico, a Vibração também encarecerá sua folha de pagamento, devido aumento da alíquota do RAT / SAT , para o pagamento do adicional de financiamento para Aposentadoria Especial.

PREVINA-SE!

A PREVENT SAFETY realiza avaliações quantitativas de Vibração de Mãos e Braços e também Vibração de Corpo Inte

iro, com emissão de relatório específico e também elaboramos PPRA, LTCAT e Laudo de Insalubridade com as observações do Laudo de Vibrações.

Entre em contato conosco e peça um orçamento.

E-mail: contato@preventsafety.com.br

Tel.: (11) 4303-8895

Cel: (11) 983858242

Compartilhar
Compartilhar
Twittar